segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Depoimento de Filha


Somos filhos, netos e demais parentes do poeta Natim.
Estamos em Barreiras, na Bahia, há aproximadamente 40 anos.
Como vocês já leram no Site, o Sr Raimundo Nonato de Sousa (poeta Natim), nasceu em Itapajé e casou-se com Mosarina Farias, natural de Itapipoca-Ce, com quem teve oitos filhos. Natim (como era carinhosamente chamado por sua esposa) mudou-se de Crateús para a Bahia na década de 70, com toda a sua família. Na época, era integrante do quadro de funcionários civis do 4º BEC, companhia do exército brasileiro que ajudou a desbravar o cerrado virgem do oeste baiano, através da construção de importantes BRs e grandes obras nesta região. A cidade é hoje, uma das mais prósperas (ver Revista VEJA, setembro 2010) e luta pela formação de Estado de São Francisco (Oeste, além Rio São Francisco), do qual pretende ser a capital.
Contudo, Barreiras, hoje já crescida, "civilizada" e próspera, não mais vê por essas bandas a bravura, a austeridade e a integridade na pessoa do Poeta Natim, que morreu em fevereiro de 2006, de infarto, deixando em todos os familiares e amigos, uma lacuna insubstituível, grande saudade!
Seus filhos, netos e bisnetos, continuam, em sua memória, a escrever esta história de luta, simplicidade, honestidade e respeito a vida, fundada nos valores sólidos que herdamos de seus ensinamentos e de suas obras em Literatura de Cordel, as quais publicou em vida.
O poeta não estudou, não tinha diplomas e não tinha padrinhos no poder, talvez por isso, sua fama atinge apenas aqueles que tiveram o enorme privilégio de conhecê-lo em vida.
                                                                                                            Autora: Antonia Tânia de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário